Notícias

15 ago

Como a contabilidade pode ajudar a sua empresa?

Qualquer que seja o ramo de atividade em que a sua empresa atua, a contratação de um escritório de contabilidade é essencial para garantir a sobrevivência e a estabilidade financeira da organização.

Assim, o post de hoje tem como objetivo desconstruir a ideia de que recorrer a este serviço deve ser uma medida apenas para cumprir uma exigência legal. Vamos explicar como a contabilidade pode ajudar a sua empresa e se transformar em um diferencial estratégico.

Entenda o conceito de Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis têm como objeto de estudo a gestão patrimonial, que inclui o controle das movimentações financeiras de uma empresa. Em termos práticos, isso significa que o contador tem a missão de monitorar os apontamentos referentes às transações – sejam elas aplicações, vendas ou aquisições – para oferecer ao cliente / empregador um panorama sobre a sua situação financeira.

Por meio deste serviço, é possível mensurar o valor de ativos, passivos, despesas, custos e receitas, identificando qual a margem de lucro do negócio. A associação com outros fatores, como a produtividade dos colaboradores, é a base para um planejamento tributário eficiente.

Conheça as contribuições da contabilidade para o seu negócio

As práticas adotadas por profissionais e escritórios de contabilidade vem se transformando para se ajustar as exigências de mercado, caracterizado pelo alto nível de competitividade.

Nesse contexto, a contabilidade já há algum tempo deixou de ser uma função meramente operacional. Na contramão, o contador se transformou em uma espécie de consultor, tornando-se um elemento chave para que a organização alcance os seus objetivos, ao estruturar planos e estratégias econômicas. Entenda!

Fornece subsídios para a tomada de decisões

Tão importante quanto o histórico de uma organização, é a capacidade de um empreendedor de se preparar para os mais diferentes cenários, de modo que a competitividade e a produtividade se mantenham intactas ou então sejam minimamente abaladas, mesmo em tempos de recessão.

Dessa maneira, os relatórios e demais documentos contábeis se tornam um importante parâmetro para a tomada de decisões. As informações contidas em notas fiscais, demonstrativos financeiros e extratos bancários são analisadas e interpretadas pelos profissionais do escritório de contabilidade.

Atento ao momento econômico e como isso interfere positiva ou negatividade nas atividades da organização, o contador pode estruturar um plano de investimentos, ou, na direção contrária, sugerir medidas que culminem em uma redução de gastos.

Em resumo, o profissional deve ajudar os gestores da empresa a identificar as melhores oportunidades de negócio, incluindo as situações em que é possível assumir um risco calculado, em contraponto aos momentos em que é mais prudente recuar.

Para isso, porém, é importante que a assessoria contábil seja capaz de tornar as informações acessíveis a todos os gestores, já que nem todos estão familiarizados com a linguagem técnica.

Oferece informações sobre a situação financeira da empresa

A partir da análise de um balanço contábil, é possível ter uma noção sobre a real situação financeira de uma empresa, colocando em prática medidas como o controle do fluxo de caixa e a identificação das principais despesas fixas e de contas a receber.

Dessa maneira, é possível identificar aspectos em que a gestão patrimonial precisa ser aperfeiçoada.  Além de servir como comprovação para sócios, é importante lembrar também que essas informações costumam ser analisadas por bancos para a concessão de créditos.

O mesmo vale para representantes de sindicatos, que utilizam os dados contábeis como parâmetro para reivindicar um percentual de reajuste para as mais diversas categorias.

Além disso, vale a ressalva de que, em tempos onde estouram diversos escândalos com o envolvimento de empresas, um balanço contábil pode funcionar como um demonstrativo da idoneidade de uma empresa para investidores e parceiros comerciais.

Auxilia no Planejamento tributário e regularização fiscal

O Brasil é conhecido por ter uma das mais altas cargas tributárias em todo o mundo. Na América Latina, nenhum outro país nos supera. Nesse contexto, torna-se uma questão de sobrevivência que os gestores busquem meios legais de diminuir os valores destinados ao pagamento de taxas e impostos.

Além da opção pelo regime tributário mais adequado, informações constantes em relatórios contábeis devem ser confiáveis o bastante para guiar outros profissionais envolvidos no processo de planejamento tributário.

Cita-se também a importância da contabilidade para a regularização fiscal das empresas, emitindo guias pelo pagamento de impostos e responsabilizando-se pela entrega de declarações acessórias, por exemplo.

No intuito de evitar o descumprimento da legislação, o escritório de contabilidade também providencia a obtenção de certidões, alvarás e licenças.

É um instrumento no processo de recuperação judicial

No outro extremo, uma assessoria contábil também é de extrema importância no processo de recuperação judicial. Trata-se de um mecanismo legal, que tem por objetivo orientar empresas que estejam passando por dificuldades financeiras, para que elas consigam superar esse momento adverso.

A missão do contador é providenciar os documentos necessários para a validação da petição inicial, dentre os quais citam-se o relatório de fluxo de caixa, a demonstração dos resultados acumulados, do último exercício social da empresa, além do balanço contábil.

Destaca-se ainda o fato de que as demonstrações se tornam uma evidência da situação da empresa, permitindo monitorar suas dívidas, seu índice de liquidez e, principalmente, apontar indicadores que avalizem sua capacidade de recuperação.

Implementa inovações e otimiza processos, com a ajuda da tecnologia

Como acontece em muitas outras profissões, a evolução da tecnologia também provocou impactos no cotidiano de um escritório de contabilidade, culminando num realinhamento das funções desse tipo de empresa.

Como um exemplo, destaca-se o fato de que a prática da contabilidade online reduz sensivelmente os trâmites burocráticos, facilitando o atendimento às pequenas e médias empresas.

Finalmente, a automação de diversos processos diminui a margem de erro, permitindo que os profissionais de contabilidade se concentrem nas atividades nas quais a sua intervenção humana é realmente imprescindível.

Entendeu como a contabilidade pode ajudar a sua empresa? Conheça todas as soluções que a JFC oferece para alavancar o potencial do seu negócio. Até a próxima!


Voltar