Notícias

08 nov

JFC oficializa apoio ao GRAAC. Veja como ajudar você também!

Cada vez mais, as empresas estão se conscientizando da importância de apoiar projetos e instituições que realizam um trabalho de relevância no âmbito social, transformando positivamente a vida de quem é beneficiado.

Muito além de afetar positivamente a imagem da organização ou do eventual direito a algum benefício fiscal, essa é uma excelente oportunidade para empresas e pessoas físicas praticarem a solidariedade.

Tomados pelo desejo de fazer o bem e sentimento de empatia ao próximo, os gestores da JFC Assessoria Contábil oficializaram o seu apoio ao GRAAC. Porém, o objetivo deste texto não é o de enaltecer a nossa iniciativa, mas sim o de apresentar aos leitores o trabalho desenvolvido pela instituição.

Nós esperamos que o nosso gesto sirva de inspiração para outras pessoas e empresas a se engajarem em uma corrente do bem. Quem assim desejar, pode escolher uma instituição local ou que se dedique a uma outra causa, mas o importante é não deixar de ajudar. Mobilize-se você também!

Conheça a história do GRAAC

Fundado em 1991, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC) é uma organização sem fins lucrativos que nasceu com a missão de potencializar as chances de cura de pacientes diagnosticados com câncer que tenham entre 0 e 18 anos.

Como parte dessa proposta, a instituição mantém, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Instituto de Oncologia Pediátrica, um hospital que se transformou em referência para o tratamento da doença.

Paralelamente, destaca-se o incentivo à integração entre ensino e pesquisa, viabilizado por meio de um acordo entre universidade, empresa e comunidade.

 A receita para manter uma infraestrutura de excelência provém, em boa parte, de doações de pessoas físicas ou jurídicas. Por essa razão, é fundamental oferecer apoio ao GRAAC.

Entenda o funcionamento do hospital

Em funcionamento desde 1998, o Instituto de Oncologia Pediátrica se destaca por sua capacidade de atender aos casos mais complexos, alcançando altos índices de sucesso no tratamento. Até 2016, estatísticas internas revelam que 70% dos pacientes atendidos haviam sido curados.

Para tornar possível resultados tão expressivos, o hospital dispõe de um espaço de mais de 8 mil m2. Todos os recursos necessários para a oferta de serviços especializados estão à disposição dos médicos.

Como princípios essenciais para o atendimento de excelência, todos os pacientes são assistidos por uma equipe multidisciplinar, que conta, por exemplo, com oncologistas, pediatras, psicólogos e nutricionistas, entre outras especialidades.

Entre as alas e setores, merece destaque a UTI Pediátrica, que dispõe de onze leitos e máquinas – como a que possibilita a realização de hemodiálise contínua – além de monitores cardíacos, entre muitos outros aparelhos. A equipe do setor recebe capacitação específica para acompanhar os diferentes tipos de pós-operatórios.

Igualmente importante é a abordagem humanizada, ou seja, os portadores de câncer não se transformam em meras estatísticas. Além do conhecimento técnico para avaliar a evolução da doença, os profissionais se preocupam em conhecer as histórias e sonhos não apenas dos pacientes, mas de seus familiares, acompanhando-os durante as diferentes fases do tratamento.

Como parte dessa proposta, destaca-se a manutenção da Escola Hospitalar Móvel, com a finalidade de evitar a interrupção dos estudos durante o tratamento. O projeto atende a alunos que estejam matriculados da Educação Infantil ao Ensino Superior. Respeitadas todas as regras, é possível, inclusive, realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dentro do hospital.

Números que justificam a importância do apoio ao GRAAC

Quer mais motivos para dar o seu apoio ao GRAAC? Os números evidenciam ainda mais a importância do trabalho realizado pela instituição. Somente em 2017, foram realizadas 35962 consultas médicas, 19091 sessões de quimioterapia e 2181 cirurgias. A estimativa é que cerca de 3500 pacientes sejam atendidos a cada ano.

Mesmo contando com uma infraestrutura de ponta e o suporte de uma equipe médica altamente qualificada, aproximadamente 90% do total de atendimentos realizados são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, os pacientes e suas famílias não pagam nenhuma taxa ao hospital.

Para que seja realizado o encaminhamento, o paciente deve ser avaliado por qualquer Posto de Saúde da cidade de São Paulo. A faixa de 10% com maior poder aquisitivo pode usufruir da parceria com diversos convênios.

Saiba como você pode ajudar o GRAAC

Se a maioria dos atendimentos não gera custo ao paciente, de onde vem a receita para custear essa infraestrutura de ponta? Toda a renda obtida pela instituição é fruto de doações de empresas ou pessoas físicas. Existem várias maneiras de você demonstrar o seu apoio ao GRAAC. Conheça algumas delas:

Empresas Mantenedoras

São todas as empresas que realizam contribuições regulares ao GRAAC. Essa verba garante os recursos necessários para a manutenção da excelência no atendimento.

Doação de Produtos ou Serviços

Fornecedores que doam produtos ou realizam serviços gratuitamente, possibilitando a execução de atividades essenciais para a rotina do GRAAC.

Leis de Incentivo Fiscal

Beneficiando-se das prerrogativas concedidas pelas Leis de Incentivo Fiscal, os empresários podem destinar uma parcela do imposto devido às atividades do GRAAC, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), entre outras opções.

Empresas Patrocinadoras

As empresas parceiras também podem patrocinar a realização de eventos em prol do GRAAC, ou então custear a aquisição de equipamentos e a manutenção de projetos, atividades ou infraestrutura básica da instituição.

Adoção de um paciente (ou de um grupo)

Outra maneira de manifestar seu apoio ao GRAAC é adotar um paciente (ou um grupo deles), arcando com os custos do tratamento. Esta também é uma maneira de assegurar que os altos índices de cura sejam mantidos, além de proporcionar mais visibilidade aos doadores.

Pessoas Físicas

Pessoas físicas que desejam ajudar ao GRAAC também dispõem de diversas opções. Entre elas, destacamos a possibilidade de realizar doações mensais ou de reverter os créditos gerados pelo programa Nota Fiscal Paulista.

Antes de encerrar, porém, é válida a ressalva de que você pode contribuir com o GRAAC não apenas financeiramente. É possível exercer trabalho voluntário durante algumas horas por semana ou ainda realizar a doação de cabelos, que são vendidos para salões de beleza. O dinheiro arrecadado é utilizado para arcar com os custos do hospital.

Viu só quantas maneiras de demonstrar seu apoio ao GRAAC? Faça como a JFC Assessoria Contábil e se engaje em uma causa na qual você acredita. Compartilhe este texto em suas redes sociais para inspirar seus amigos e parceiros!


Voltar